Uma das coisas que mais me incomoda nas pessoas que fazem a obra de Deus é quando elas murmuram que suas igrejas tem poucas pessoas, ou que o Grupo Jovem ou Grupo de Evangelização tem poucas pessoas… A situação fica pior quando esses murmurões assumem cargos de liderança na igreja.
Nesses anos de Grupo Jovem, já conheci vários lideres de jovens que tacavam na cara dos jovens em todos os encontros que o grupo Jovem não crescia, que era pequeno… “Lideres” que não paravam de lembrar os jovens o quanto o grupo Jovem era insignificante na igreja, dizendo: “Se o grupo Jovem não cresce a culpa é de vocês”, “O grupo é pequeno”, “Ninguém está colocando a vida”, “Antigamente o grupo jovem era melhor”, “O grupo jovem era a força da igreja”, “O pastor não conta mais com a gente”…
Acabei de receber uma mensagem de uma evangelista que disse que o lider da Evangelização da sua igreja, pressionando e ofendendo os evangelistas, havia dito que ia jogar uma maldição em quem não ganhasse almas. Um absurdo, pois se devemos orar e fazer o bem até mesmo para quem nos odeia, quanto mais para os irmãos da Fé. Eu me recuso a acreditar que um obreiro tenha sido levantado para jogar maldição nos outros. Pense: Será que um trabalho desse, feito na base da imposição e do medo, vai dar frutos? Claro que não. Se a pessoa não faz por amor, forçar não vai adiantar… Além do que, esse tipo de trabalho apelativo, faz as pessoas se afastarem da igreja e de Deus.
Se o grupo não crescer, o maior responsável é justamente o lider. Uma atitude certa ou errada de um lider compromete muitas pessoas. Se o lider ficar confessando os fracassos, o grupo vai ser fracassado mesmo. Deus já deu a dica para os grupos fracos:
“Diga o fraco: Eu sou forte.” (Joel 3:10)
Valorize cada jovem, cada evangelista, cada obreiro, cada membro da igreja… Não seja patrão, seja lider! Visualize um grupo forte, tenha Fé, dedicação e amor para cada um dos integrantes do seu grupo. Ai sim, o crescimento será algo natural.
Veja o Bispo Macedo, nunca disse que a igreja estava vazia, nunca disse que a igreja estava fraca ou fragilizada. Pelo contrário, nos momentos mais dificeis ele dizia: A gente vai arrebentar! Por isso que a Igreja Universal cresceu, e se expandiu para mais de 180 paises do mundo. Os líderes devem entender que as pessoas no mundo já são massacradas pelo mundo e pelo diabo, se elas forem massacradas na Igreja, não há quem aguente. Receba todos com sorriso, mansidão, paciência. Transmita segurança no que fala, e deixe o Espirito de Deus te usar.
Jamais pense que a obra de Deus pode ser feita através da força do braço, isso nunca. Deus que dá o crescimento. Se Deus não der o crescimento, em vão se trabalha. Mas quando se está cuidando do grupo pequeno, o Espirito de Deus manda mais pessoas para o grupo. Deus não vai mandar mais do que vocês possam suportar. Portanto se estruture, estruture as pessoas do grupo e se prepare para que Deus envie mais pessoas.
“Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.” (Zacarias 4:6)
Nenhum comentário:
Postar um comentário